2008

Realizou-se o Torneio Mini Basquete em Maputo nos campos do Clube Ferroviário de Maputo, durante 8 semanas, com a participação da Parmalat/Santal, Ministério da Educação e Cultura e  do Ministério da Juventude e Desportos, envolvendo  400 crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos.

Como consequência da aposta do banco neste projecto 4 atletas que em 2008, que tiveram o seu primeiro contacto com o basquete nos Torneios Mini Basquete que representaram a selecção de  Moçambique nos jogos da CPLP que se realizaram em Agosto no Brasil.

2009

Realizou-se no campo da Universidade Católica de Moçambique em Nampula, o II Torneio Mini Basquete e contou com a participação de 16 equipas envolvendo crianças das várias escolas da Cidade de Nampula, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos.

Foram parceiros o Clube Ferroviário de Maputo, a Associação de basquete da Cidade de Maputo, a Universidade Católica de Nampula e a Santal/Parmalat.

2010

O torneio contou com a participação de 100 equipas com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, em parceria com o Clube Ferroviário de Moçambique e a Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo, apostando na revitalização do basquete infantil.

No decorrer dos torneios, como vem sendo habitual, foi acrescentada a componente pedagógica através de apresentações teatrais e divulgação de folhetos informativos acerca dos direitos das crianças, nutrição, prevenção de doenças, como é o caso da malária e da cólera, etc.

2011

Realizou-se a 6ª edição do torneio Mini Basquete nas cidades de Maputo, Beira, Nampula, Quelimane, Tete e  Xai-Xai e contou com a participação de 125 equipas, num total de 1500 atletas com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos.

Mais do que incentivar as crianças para a prática do basquete, é intenção da organização que estes torneios sejam uma forte componente para os desafios futuros dos seus praticantes, formando um alicerce sólido na sua formação cívica.

2012

Em parceria com o Clube Ferroviário de Maputo e a Associação de Basquete da Cidade de Maputo, realizou-se a 7ª edição do torneio Mini Basquete, nas cidades de Maputo, Beira, Nampula, Quelimane, Tete, Gaza e Manica, abrangendo um total de 1500 crianças.

Neste ano, e pela primeira vez, o torneio Mini Basquete, em Maputo assistiu a jogos emocionantes entre pais e filhos, entre jogadores que participaram nas edições anteriores do torneio, e que actualmente jogam nas selecções nacionais de Moçambique.

2013

A prova decorreu em nove cidades diferentes, promovendo a prática desportiva junto de 1600 jovens.

2015

Realizou-se no 10º aniversário do torneio, a 10ª edição do torneio nas cidades de Tete, Quelimane, Matola, Nacala, Nampula, Chimoio, Xai-Xai e Beira, onde os 1800 jovens, entre 6 e 12 anos puderam contar com a participação da Capitã da Selecção Feminina de Basquetebol, Deolinda Ngulela.

Em parceria com a Federação Moçambicana de Basquetebol e Seguradora Ímpar, foi possível apoiar o desenvolvimento do desporto escolar, contribuído com a oferta de material desportivo a vários estabelecimentos de ensino, proporcionando que a prática desta modalidade desportiva seja possível para o maior número de crianças.

2016

A 11ª edição do torneio Mini Basquete realizou-se em 10 cidades com a participação de 1750 jovens atletas com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos.

No decurso dos treinos para a competição, foram criadas oficinas de expressão plástica, música e teatro, onde foi ensaiada uma peça de teatro com base no conto “O Elefante Branco” do livro “A Cor dos Bichos” de Calane da Silva e Ana Paula Oliveira, tendo cada um dos participantes sido premiado com um exemplar da obra.

2017

A 12ª edição do torneio Mini Basquete, decorreu em simultâneo nas cidades de Maputo, Matola, Xai-Xai, Inhambane, Chimoio, Manica, Beira, Quelimane, Tete, Nampula e Nacala. Contou com a participação de 1400 atletas, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos.

Em Maputo, os atletas apresentaram uma peça musical, cantando e tocando os instrumentos que fizeram nas várias oficinas montadas para a construção de instrumentos musicais feitos a partir de lixo reciclável. A competição contou, com a parceria da Federação Moçambicana de Basquetebol, com o apoio da Sumol + Compal e da Ímpar.

Cookies nas plataformas digitais do Millennium bim
O site do Millenniumbim utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência de navegação e para fins estatísticos. Para aceder a todos os conteúdos de uma forma simples seleccione CONTINUAR.